News

 Reunião com membros do projeto SISFRON na UFSC

Reunião com membros do projeto SISFRON na UFSC

 

No dia 07 de novembro reuniram-se na sala de reunião do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de estreitar as relações da academia junto a iniciativas de desenvolvimento tecnológico demandados pelas forças armadas, as personalidades abaixo:

  • General de Exército Adhemar da Costa M. Filho;
  • Coronel Silon C. Stumm;
  • Professor Edson R. de Pieri, diretor do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC;
  • Professor Sérgio L. Gargioni, chefe do departamento da Engenharia Mecânica (EMC);
  • Professor Victor Juliano De Negri, coordenador do SC2C.Aero;
  • Professor Eduardo A. Bezerra, coordenador do SpaceLab e membro do SC2C.Aero;
  • Larissa Krambeck, representando a Professora Márcia B. H. Mantelli, coordenadora do LABTUCAL e membro do SC2C.Aero;
  • Luis Alonso Betancur , representando a Professora Márcia B. H. Mantelli, coordenadora do LABTUCAL e membro do SC2C.Aero;
  • Edemar Morsch Filho, administrativo do SC2C.Aero;
  • Monike Nascimento, administrativo do SC2C.Aero.

 

O encontro reuniu atores envolvidos no projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), parte dos grupos técnicos do Centro de Convergência em Tecnologias Aeroespaciais de Santa Catarina (SC2C.Aero), coordenação do curso de Engenharia Mecânica (EMC) e Centro Tecnológico (CTC) da UFSC.

Na ocasião o Professor Victor conduziu a reunião, iniciando por uma breve apresentação do SC2C.Aero e destacando a qualidade técnica e diversidade dos laboratórios da UFSC que estão dentro do âmbito do centro de convergência. Diante das demandas das forças armadas para o projeto SISFRON, há o desejo de utilizar essa oportunidade para aproximar os agentes da tríplice hélice envolvidos na iniciativa e promover o ecossistema de inovação do estado. Na sequência, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o trabalho sendo desenvolvido pelo General Adhemar e Coronel Stumm no âmbito do SISDIA e COMDEFESA (Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina). Novamente ficou em evidência a necessidade e desejo de integrar a indústria, academia e governo, atividade que trará benefícios para todos os envolvidos e, principalmente, à sociedade. O General Adhemar se comprometeu a trazer o General Sérgio G. Duarte para conhecer as instalações dos laboratórios da UFSC, possivelmente ainda no ano de 2019, ou então no início de 2020. Na sequência, cada um dos presentes se apresentou e explicou brevemente o seu campo de atuação.

Conseguinte, o General Adhemar e Coronel Stumm foram convidados a visitar as instalações dos grupos técnicos do SC2C.Aero que manifestaram disponibilidade. As visitas ocorreram na sequência de LABTUCAL (Laboratório de Tubos de Calor), SpaceLab (Laboratório de Sistemas Espaciais), LVA (Laboratório de Vibração e Acústica) e LASHIP (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos). Através desse tipo de interação direta entende-se que possa ser criado um ambiente mais favorável para a prospecção de projetos utilizando recursos humanos e laboratoriais da UFSC, além de indiretamente promover a externalização da capacidade técnica da UFSC nas próximas interações do General Adhemar e Coronel Stumm com o empresariado e governo.