News

SC2C.Aero articula parceria para aumentar contribuição à Engenharia Aeroespacial

No dia 25/06, autoridades em políticas espaciais no Brasil vieram à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para discutir formas de cooperação com representantes do SC2C.Aero (Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial).  “Nós temos sinergias fortes que tem de ser desenvolvidas,” disse o Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB (Agência Espacial Brasileira), Cristiano Augusto Trein. “É gratificante ver que aquilo que estamos construindo enquanto política pública já está acontecendo aqui, em Santa Catarina.”

Ele e o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, Deputado Federal Daniel Freitas (PSL-SC), foram os principais convidados da reunião conduzida pelo Prof. Amir Antonio Martins Oliveira Jr, Membro do Comitê Executivo do SC2C.Aero). O professor do EMC (Departamento de Engenharia Mecânica) falou sobre as origens do SC2C.Aero, seus parceiros, os dois workshops já promovidos e os planos para o futuro.

“Nossas metas de médio e longo prazos são desenvolver os demonstradores de tecnologias para o setor aeroespacial e que as tecnologias demonstradas (soluções e sistemas prototipados) não permaneçam no setor aeroespacial, para onde foram desenvolvidas, mas que ‘transbordem’ para outros setores, como agronegócio, energia, mineração e mobilidade,” explicou o Professor.

O mesmo desejo foi expresso pelo Eng. Trein, que acrescentou: “Fica a manifestação de interesse muito forte de voltar (à UFSC) e trazer o próprio Presidente da Agência e outros colegas, para conhecermos os laboratórios e construirmos a aproximação da universidade com as empresas, já focando nessa questão do business, para viabilizar o desenvolvimento e fazer a tecnologia chegar no cidadão”.

Contexto

Freitas havia tomado a iniciativa de criar a Frente em fevereiro passado com o objetivo de fortalecer e defender os interesses do setor espacial no âmbito do território nacional. Em junho, veio conhecer detalhes sobre o Centro de Convergência num encontro - organizado em salas distintas para evitar aglomeração - nas dependências da CERTI, membro do SC2C.Aero juntamente com outras instituições e laboratórios da UFSC.

Houve apresentações sobre a CERTI por parte de Eduardo Rezende, da área de Desenvolvimento de Negócios da CERTI; e de Manuel Steidle, Diretor de Tecnologia. Também da CERTI, fizeram exposições, remotamente, Laércio Aniceto Silva, Superintendente Comercial; e Gabriel Marques, da área de projetos nos setores Aeroespacial e Defesa. Ainda por videoconferência participaram os seguintes Professores do EMC: o Prof. Sergio Gargioni, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC; o Prof. Victor Juliano De Negri, coordenador do SC2C.Aero que também coordena o LASHIP (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos); o Prof. Julio Cordioli, do LVA (Laboratório de Vibrações e Acústica ); e a Professora. Marcia Mantelli, coordenadora do LabTucal (Laboratório de Tubos de Calor). O Prof. Eduardo Bezerra, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica e coordenador do SpaceLab (Laboratório de Pesquisa em Tecnologia Espacial ) e o doutorando em Engenharia Mecânica Edemar Morsch, membro da equipe administrativa do SC2C participaram remotamente.

Os convites para a reunião foram feitos pela Gerente Administrativa do SC2C. Aero, Monike Corleone. Ela esteve no encontro e pretende articular a nova visita e eventos com a AEB , diante da manifestação de interesse em voltar à UFSC em breve.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC.