Em 23 de novembro, o SC2C.Aero promoveu um workshop com o objetivo de discutir e integrar varias áreas do setor aeronáutico e espacial, tendo em vista tanto o cenário brasileiro quanto sueco.

O evento começou com a discussão do tema “Demands and Opportunities in Aeronautics, tendo como painelistas a Saab, Boeing e Embraer, que trouxeram um bate papo excelente sobre as habilidades e competências e cooperações entre as partes. Logo após, demos a continuidade com um painel onde trouxemos a Finep e Innovair discutindo questões sobre oportunidades de financiamentos e programas de inovação.

Após o brunch oferecido pelo workshop, tivemos uma apresentação do Major Daniel Jorge, que nos falou mais sobre o IFI e as potencialidades para indústria aeroespacial brasileira, seguido pelas apresentações das Startups de base tecnológica IANA Tecnology, Innospace e Aeroriver que apresentaram um pitch sobre suas empresas e as suas contribuições para o setor aeroespacial. Finalizamos a Sessão 2 com a Boeing e a Certi discutindo sobre “New technologies and development approaches”

 

A Sessao 3 foi voltada para discussão do setor espacial com a professora Anna Ohrwall mostrando a visão acadêmica diante do tema “What are the next steps in satellites? Juntamente com CEO da Visiona, Joao Paulo Campos, que trouxe sua experiência e visão empresarial. Finalizando a tarde a professora Talita Possamai, uma das líderes do Projeto Constelação Catarina, e Augusto De Conto, do ISI Sistemas Embarcados, trataram sobre o desenvolvimento da Constelação Catarina de CubeSats, uma iniciativa do estado de Santa Catarina com a AEB, apoiada por diversos parceiros públicos e privados, como um importante desenvolvimento viabilizando tecnologias e serviços para vários setores, entre eles agronegócio, energia, meio ambiente e defesa civil.

Para finalizar nosso workshop ocorreram encontros pré-agendados com empresas ancoras presente no evento, Embraer, Boeing, IFI, UFSC, ITA e Saab., onde o publico participante pode interagir e buscar oportunidades de futuros negócios.

O Segundo dia de evento foi voltado para visitas aos laboratórios da UFSC, CERTI e ISI Sistemas Embarcados que fazem parte do SC2C.Aero, organizado pelo professor Rodrigo Bastos.